top of page

Ramá é um artista na confecção de instrumentos musicais inovadores

 

Conhecido pelos instrumentos que fabrica e que levam seu próprio nome -- Ramá, que em grego significa Arimatéia--, José Arimatéia de Oliveira,  é luthier há mais de 25 anos em São José dos Campos. Daqui, instrumentos como viola, violão, baixo e cavaquinho, entre outros, já foram exportados para França, Israel e Estados Unidos.

E não se assuste se uma de suas criações estiver com grandes nomes da música. Afinal, talento é o que não falta para ele e a qualidade de seus instrumentos impressiona.

Segundo Ramá, ele descobriu a paixão pelos instrumentos e o dom da luteria quando aprendeu a tocar violão. "Eu tinha uns 19 anos e percebi que os violões que tocava tinham alguma coisa errada. Comecei a mexer e quem tocava depois dizia sempre que o instrumento estava macio. Quando eu comentava o que tinha feito, as pessoas pediam para eu consertar o delas também."

Quando construiu o seu primeiro violão, foi muito elogiado. "Percebi que aquilo era um dom. Passei a construir os instrumentos, até que lancei um violão vazado. Queria algo atual, inovador e de qualidade."

A novidade pareceu esquisita, mas fez sucesso entre artistas e profissionais da música. "O ex-guitarrista da Elis Regina, o Natan Marques, gostou e depois, um dos melhores violonista do mundo, Robson Miguel, também experimentou a criação." Todos aderiram ao novo modelo, além de Pepeu Gomes e da banda Art Popular.

O violão é produzido artesanalmente e custa entre R$ 1.000 a R$ 7.000

 

Outro trabalho que deu destaque ao luthier foi a produção da menor guitarra do mundo, desenvolvida pelo músico, também de São José, Braguinha. "Ele trouxe a idéia e eu confeccionei o instrumento."

Segundo Ramá, cada instrumento que ele fabrica é como se fosse o primeiro. "Tem coisas que não conseguimos explicar; no meu caso é esse amor pelos instrumentos. Até hoje fico enciumado quando entrego um instrumento. Fico pensando se a pessoa vai cuidar bem dele."

Os violões Ramá são os ÚNICOS no Brasil patenteados e fabricados por processo artesanal.

A qualidade dos instrumentos Ramá e principalmente, da captação dos mesmos, não pode ser comparada a nenhum dos instrumentos no estilo fabricados no Brasil.

Por estes e outros motivos é que você merece ter um instrumento Ramá.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

bottom of page